Wallace Pernambucano marca duas vezes e brilha na goleada do América

Adriano Abreu

O América foi outro que não tomou conhecimento do adversário na estreia do Campeonato Estadual. Jogando no estádio José Rocha, em Parnamirim, com presença restrita aos sócio-torcedores, a equipe bateu o Potyguar de Currais Novos por 4 a 0 e vai para o clássico de domingo contra o ABC, com a campanha rigorosamente igual a do Alvinegro. Wallace Pernambucano marcou dois gols na goleada, enquanto Wemerson e Frank completaram o placar.

Wallace Pernambucano segue derrubando recordes e escrevendo o capítulo de sua história no clube

Pensando em iniciar a corrida pela conquista do título estadual com três pontos, diante do Potyguar de Currais Novos, o América se aproveitou da condição de mandante e fez o que manda o figurino quando um time grande enfrenta um pequeno: partiu para cima. A equipe currais-novense também foi para campo como manda o manual dos clubes visitantes no Brasil, bem retrancado e buscando diminuir os espaços para conter as ações alvirrubras.

Enquanto conseguiu truncar o jogo, apelando para faltas táticas e quebrando o ritmo americano, a equipe visitante conseguiu manter a linha ofensiva do adversário longe de sua meta, mas o sistema levou apenas 17 minutos para ir por terra.

Depois de uma boa descida pelo lado esquerdo, Luiz Paulo chegou próximo da linha de fundo e cruzou em busca do homem de referência na área, mas antes de a bola chegar em Wallace Pernambucano, o zagueiro Cleiton foi tentar cortar o perigo, mas falhou feio e viu a bola correr livre para o artilheiro alvirrubro, que não perdoou e fez 1 a 0.

Com a vantagem, o América se tranquilizou mais em campo e continuou mandando nas ações. Por sua vez, a equipe do interior apostava em algumas estocadas, mas geralmente esbarravam na boa ocupação dos espaços realizada pelos atletas do alvirrubro. O mapa da mina na etapa inicial foram as descidas pela esquerda, onde a equipe de Leandro Sena encontrou espaços para criar a grande maioria das jogadas na etapa inicial.

A sensação de quem acompanhava a partida era que a ampliação do placar se tratava de uma questão de tempo, ele só não ocorreu aos 45, porque Mikael conseguiu salvar um chute de Téssio, depois de receber um cruzamento de Norberto.

Mesmo sem forçar muito o ritmo, afinal domingo terá o clássico diante do ABC, o América continuou tomando conta das ações dentro de campo e chegando sempre com algum perigo a área do Potyguar. Se na etapa inicial a equipe precisou de 17 minutos para largar na frente, na etapa complementar o Alvirrubro necessitou apenas de 13 minutos para ampliar sua vantagem com Wemerson, escorando um bom passe de Norberto, e garantir definitivamente os três pontos, devido a falta de poder de reação da equipe interiorana.

Já poupando as energias, a equipe comandada por Leandro Sena, ampliou ainda mais a vantagem aos 20 minutos, novamente com Wallace Pernambucano, que se igualou ao atacante abecedista Felipe Garcia na luta pela artilharia da competição estadual, com dois. Com a porteira aberta e um adversário completamente batido em campo, aos 32 minutos foi a vez de Frank deixar sua marca e colocar 4 a 0 no placar. Depois de lançado, o jogador entrou em velocidade e tocou, encobrindo o goleiro curraisnovense, que não teve a menor chance de defesa.

Depois de garantir o resultado expressivo e iniciar com pé direito a disputa do Estadual, cujo título é uma prioridade do clube, o time americano apenas tocou a bola esperando o tempo passar e o juiz assinalar o final da partida.

Os demais confrontos da rodada inicial acabaram empatados sem abertura de placar: Globo 0 x 0 Alecrim, no Barrettão, e Santa Cruz 0 x 0 Potiguar de Mossoró, no Frasqueirão.

Postado em 12 de janeiro de 2023