Sem direito a microfone e entre gritos por liberdade: Oposição venezuelana arrasta multidão em caravana em Maracaibo;

O candidato presidencial da oposição venezuelana, Edmundo González Urrutia, e a líder da oposição, María Corina Machado, em Maracaibo — Foto: Raul ARBOLEDA / AFP

Em uma caravana de mais de 10 horas, partindo de Caracas, a líder da oposição, María Corina Machado, levou uma multidão até Maracaibo, na província venezuelana de Zulia. Este foi o último comício fora da capital Caracas na campanha do opositor Edmundo Gonzáles Urrutia, que enfrentará o presidente Nicolás Maduro nas urnas neste domingo.

O comício foi acompanhado pela reportagem do GLOBO, sendo um dos mais importantes da campanha, com milhares de pessoas reunidas e gritando por liberdade e mudanças. Apesar da falta de som — a empresa contratada não pôde fornecer o serviço devido à perseguição governamental —, a caravana seguiu em silêncio, com María Corina e Urrutia acenando do caminhão para o enorme público que os acompanhava.

Ao longo do percurso, foi notável a grande expectativa de parte da sociedade venezuelana por um novo rumo político após 25 anos de chavismo, levantando questionamentos sobre as possíveis reações após os resultados das eleições deste domingo e uma eventual vitória de Maduro.

Fonte: O Globo

Postado em 26 de julho de 2024