Potiguar Hygor Gabriel é liberado para competir nas Olimpíadas de Paris

Hygor Gabriel (centro) em ação no Troféu Brasil de Atletismo | Foto: Wagner Carmo/CBAT

Hygor Gabriel recebeu aval da Corte Arbitral do Esporte (CAS) e é mais um potiguar que vai disputar as Olimpíadas de Paris. O jovem de 21 anos, natural de Natal, vai competir no revezamento 4x100m do atletismo. É a concretização de um sonho de um atleta que começou no bairro das Rocas, onde nasceu e foi criado, e agora chega ao maior palco do esporte mundial.

Relembre o início de Hygor Gabriel: #JovemPontoCom: O pulo mais alto de Hygor Gabriel

Ele é velocista e geralmente disputa provas de 100m e 200m rasos, mas classificou para os Jogos de Paris apenas para o revezamento 4x100m. A classificação veio após cravar 10s13 na final dos 100 metros na última edição do Troféu Brasil de Atletismo e ficar com a medalha de prata.

A vaga ficou distante por um momento porque as regras de elegibilidade da World Athletics foram alteradas pra dizer que podem participar das Olimpíadas os atletas que tiverem sido submetido a três testes antidopagem surpresa fora de competição num período de dez meses. O atleta recorreu ao CAS e recebeu liminar para participar da competição.

Além do potiguar, os atletas brasileiros Max Batista (marcha atlética) e Lívia Avancini (arremesso de peso) foram beneficiados. A defesa alegou que, por circunstâncias excepcionais, eles não puderam ser integralmente testados no período exigido pela World Athletics.

Isso se deveu ao pedido da entidade internacional, que determinou um maior número de testes dos atletas, ter vindo em data posterior à publicação do Orçamento de 2024 do Governo Federal, quando os recursos previstos já estavam destinados a um número menor de testes.

Tribuna Do Norte

Postado em 26 de julho de 2024