MARIO SABINO: Lula joga 58,2 milhões de brasileiros no campo do autoritarismo

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O discurso de Lula na cerimônia de diplomação colocou no campo do autoritarismo, do ódio e da mentira 58,2 milhões de brasileiros que votaram em Jair Bolsonaro no segundo turno. O presidente eleito disse que “essa não foi uma eleição entre candidatos de partidos políticos com programas distintos. Foi a disputa entre duas visões de mundo e de governo. De um lado, o projeto de reconstrução do país, com ampla participação popular. De outro lado, um projeto de destruição do país ancorado no poder econômico e numa indústria de mentiras e calúnias jamais vista ao longo da nossa história”.

Ele também afirmou que “o resultado destas eleições não foi apenas a vitória de um candidato ou de um partido”. Foi a vitória de “uma verdadeira frente ampla contra o autoritarismo”.

A julgar pelas palavras de Lula, portanto, os cidadãos que votaram em Jair Bolsonaro, quase metade do eleitorado, ou aderiram conscientemente a um projeto de destruição da democracia, ou foram enganados por uma máquina de fabricação de notícias falsas. Todos, sem exceção. A minoria lunática que pede golpe militar na frente de quartéis seria, imagina-se, apenas a ponta de um iceberg ditatorial.

Como Lula pretende evitar que tanta gente perversa ou crédula volte a ameaçar a democracia? Afirmou o presidente eleito: “O combate precisa se dar nas trincheiras da governança global, por meio de tecnologias avançadas e de uma legislação internacional mais dura e eficiente. Que fique bem claro: jamais renunciaremos à defesa da liberdade de expressão, mas defenderemos até fim o livre acesso à informação de qualidade, sem mentiras e manipulações que levam ao ódio e à violência política”.

Fica combinado, então: todo mundo que votou contra Lula é do mal ou idiota. E serão o petista e os seus amigos internacionais (Nicolás Maduro e Daniel Ortega farão parte da turma?) que definirão o que é informação de qualidade, a fim de preservar a liberdade.

No mundo do nós contra eles criado pelo PT, Lula faz sorrindo o que você não pede chorando.

Mario Sabino – Metrópoles

Postado em 12 de dezembro de 2022