Coopera Mais Brasil fortalecerá o cooperativismo na agricultura familiar

Coordenado pelo MDA, o programa consiste na construção de várias ações integradas para formação e capacitação dos agricultores familiares, além de articular, a nível governamental, estratégias e serviços diversos para fortalecer o acesso ao financiamento por parte das cooperativas, associações e agricultores familiares. A medida busca, primordialmente, a melhoria nos processos gerenciais e o estímulo ao desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade ambiental, econômica, social e financeira desses empreendimentos.

De acordo com a pasta, uma das metas do programa é a expansão de redes de comercialização e abastecimento alimentar em todo o País, bem como questões como: aumento da produção de alimentos, melhoria de renda e qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares.

Lançamento

O lançamento acontece durante o Encontro Nacional de Cooperativismo, que se sendo realiza a partir desta segunda-feira (22/4) e vai até quinta-feira (25/4), na sede do Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia (GO) — localizado no Setor de Chácaras Marajoara, próximo ao Distrito Federal.

Estão confirmadas as participações de 450 lideranças de cooperativas e associações de todo o Brasil ligadas às principais redes e articulações cooperativistas. Dentre as quais, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil (Unicrab), Central das Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

São parceiros do MDA no programa, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Programação

Logo após o lançamento do programa, será realizado um painel sobre os desafios e as perspectivas do cooperativismo e do associativismo na produção e abastecimento de alimentos no País durante a tarde. Isso, com a participação de técnicos, cientistas e acadêmicos, além de representantes de assentamentos rurais.

No segundo dia (23), serão realizados dois painéis. Durante o período da manhã, para debate sobre experiências de políticas estaduais de estímulo ao cooperativismo e associativismo da Agricultura Familiar. E à tarde, sobre ações interministeriais a serem implementadas no âmbito do Programa Coopera Mais Brasil.

No terceiro dia (24) e no quarto e último dia (25), será realizado o encontro de cooperativas e associações por organização em rede, que culminará com a realização, ao final do evento, de uma plenária final com todas as centrais.

Por: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)

Postado em 22 de abril de 2024