37% das barragens do RN estão em categoria de risco

O Instituto de Gestão das Águas (Igarn) aponta que cerca de 37,91% das barragens do Rio Grande do Norte apresentam alto índice na Categoria de Risco (CRI). Além disso, outras 42,69% se encontram com alto índice de Dano Potencial Associado (DPA).

A classificação leva em consideração os 670 reservatórios fiscalizados pelo instituto. Segundo o Igarn, os índices não sofreram alteração desde 2019, pois a responsabilidade de manutenção é do empreendedor e cabe ao instituto vistoriar, cadastrar e alertar sobre possíveis danos ou necessidade de manutenção.

Além disso, as categorias não necessariamente representam risco iminente de rompimento dos reservatórios. Ainda de acordo com o Igarn, a CRI é determinada pelos “aspectos da própria barragem que possam influenciar na probabilidade de um acidente”, são eles, aspectos de projeto, integridade da estrutura, estado de conservação, operação e manutenção e atendimento ao Plano de Segurança. O instituto afirma também que parte das barragens detém esta classificação por falta de dados cadastrais e que a maioria delas não apresenta riscos reais a população.

Postado em 6 de fevereiro de 2023