STF forma maioria para tornar réus mais 200 denunciados por atos de 8/1

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (27/4) para tornar réus mais 200 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como supostos incitadores e executores dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

A votação, em plenário virtual, começou na última terça-feira (25/4) e vai até o próximo dia 2. Como o ex-ministro Ricardo Lewandowski se aposentou no último dia 11 e ainda não foi apontado um substituto, a maioria de magistrados é formada por cinco ministros. Esse número foi alcançado nesta quinta-feira, após três dias de julgamento.

Até a noite desta quinta-feira (27), Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Luiz Roberto Barroso votaram a favor de tornar réus os denunciados. O próximo passo é a coleta de provas e a realização de depoimentos de testemunhas de defesa e condenação.

Os denunciados respondem por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Metrópoles

Postado em 28 de abril de 2023