QUEIJEIRAS, ROTA DAS CERVEJAS E GEOPARQUE SERIDÓ SÃO DESTAQUES NA FEMPTUR 2023

Potencializar cadeias produtivas como opções de atrativos turísticos no estado. Esse é o objetivo do Sebrae na nona edição do Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), que começa na tarde desta sexta-feira (12), no Centro de Convenções de Natal. O espaço da instituição vai destacar a Rota da Cerveja Potiguar, as queijeiras tradicionais e o Geoparque Seridó como produtos turísticos que podem ser explorados por visitantes e potiguares. O Sebrae é um dos apoiadores da feira.

De acordo com o gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, quem visitar o espaço vai poder conhecer todo o potencial do Geoparque Seridó, que foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) com um dos geoparques de interesse mundial. O sítio envolve uma área de 2.800 quilômetros quadrados, abrangendo os municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. Cada um desses lugares possui características muito específicas, culturas e comportamentos significativos para constituição dessa região maior, que é o Seridó potiguar.

No estande do Sebrae, um pouco da gastronomia potiguar estará representado, com a Rota da Cerveja Potiguar , um circuito de visitação que agrega 16 cervejarias artesanais instaladas no estado. Duas delas, a Raffe e Rapsódia, estarão presentes na feira, fazendo degustação e comercialização dos produtos. Além disso, o Núcleo de Queijeiras Empreleite também estará presente no local com demonstrações da produção de queijos regionais e manteigas do sertão.

A 9ª Femptur será realizada entre os dias 12 e 13, no Centro de Convenções, das 14h às 22h. São mais de 40 municípios expositores de todas as regiões do Rio Grande do Norte, divulgando a sua hospitalidade, charme e capacidade de receber turistas do mundo. A feira é especializada em ofertar novidades, conceitos e soluções quando o foco são viagens, passeios, gastronomia, cultura, artesanato, negócios e agricultura familiar. O evento é gratuito e aberto para todas as idades. Na programação, 20 apresentações culturais, 20 shows musicais, espaço gastronômico e agricultura familiar.

A edição anterior recebeu mais 6,2 mil visitantes nos dois dias. A organização espera superar os números da edição anterior e, para isso, oferece mais comodidade ao público. Além do credenciamento no local, o visitante pode fazer o credenciamento prévio, gratuito, pelo site da Sympla.

Entre os objetivos da Feira está o estímulo da interiorização do turismo no estado, ocasião ideal para um bom networking, afirmam os organizadores do evento, Antônio Roberto Rocha e Gustavo Porpino. “A Femptur é uma importante ferramenta para que os municípios potiguares possam expor suas qualidades, dialogar, trocar ideias, inovar e se tornarem destinos visados para quem busca boas experiências turísticas”, comentam os organizadores.

Neste ano, a Femptur traz uma novidade. A criação do Palco do Músico Potiguar, espaço aberto aos artistas com foco na valorização musical, com capacidade para 3 músicos por vez e apresentações de até 30 minutos. No total, são 20 vagas, sendo 10 por dia. Nesta edição também haverá o “Troféu Femptur de Melhor Estande”, dividido em três modalidades: Ambientação, Originalidade e Interatividade. Desta forma, os municípios expositores poderão concorrer nas categorias citadas e receber troféu de 1º, 2º e 3º lugar. O 1º lugar em Originalidade ganhará uma visita técnica do projeto “Lugares de Charme” para um diagnóstico de potencial turístico.

rn.agenciasebrae

Postado em 12 de maio de 2023