Dançar é uma forma eficaz de perder peso, diz estudo

No início do ano há muitas boas resoluções para iniciar uma rotina de exercícios e entrar em forma. Porém, é muito difícil transformar essas intenções em hábitos, principalmente para aquelas pessoas que vão começar a se exercitar do zero.

Entre tantas opções, dançar acaba sendo uma excelente alternativa. Uma revisão científica publicada recentemente na revista científica Plos One destaca que a dança é uma forma eficaz de perder peso para pessoas com sobrepeso e obesidade. Também foi demonstrado que melhora significativamente a morfologia corporal, reduzindo principalmente a massa gorda e a circunferência da cintura.

A equipe da Universidade Chinesa de Hunan desenhou sua pesquisa focando em um grupo demográfico específico: indivíduos com sobrepeso ou obesidade, caracterizados por terem um índice de massa corporal (IMC) superior a 24 — a faixa considerada normal nesta escala está entre 18, 5 e 24,9, embora os profissionais de saúde questionem isso – ou uma taxa de gordura corporal superior a 20% para os homens e 25% para as mulheres.

Nos estudos considerados nesta revisão científica, a dança foi a única atividade praticada pelos participantes, com frequência de pelo menos quatro vezes por semana. Além disso, foi recrutado um grupo de controle que mantinha um estilo de vida padrão ou praticava atividade física regular sem restrições estritas.

Postado em 21 de janeiro de 2024