Currais Novos recebe Fórum de Geoparques de Língua Portuguesa

foto reprodução

Entre os dias 25 e 26 de junho Currais Novos vai sediar o 1º Fórum de Geoparques de Língua Portuguesa a fim de debater a integração, o desenvolvimento sustentável, turístico e a valorização do patrimônio geológico e cultural de 12 Geoparques Mundiais da Unesco, que são seis em Portugal e seis no Brasil.

As inscrições podem ser feitas na internet, que é aberta ao público, a partir do link https://bilheteriaserido.com/evento/forumgeoparques

“O fórum representa uma oportunidade única para fortalecer os laços entre os países participantes e promover práticas turísticas sustentáveis que beneficiam as comunidades locais e preservam nosso valioso patrimônio geológico”, afirma o diretor-presidente da Empresa Potiguar Turística (Emprotur), Raoni Fernandes.

O Rio Grande do Norte já conta com o reconhecimento do Seridó Geoparque pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como um território de relevância geológica internacional, que em abril de 2022 passou a integrar o Programa Internacional de Geociências e Geoparques.

A unidade de conservação abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados no semiárido do nordeste brasileiro, possui 21 geossítios inventariados e ocupa territórios em seis municípios do Seridó: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.

Para a UNESCO, Geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e as paisagens de significado internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Postado em 13 de junho de 2024